domingo, 1 de maio de 2011

Biodança serve como exercício físico?

Uma amiga minha estava se questionando se Biodança podia substituir uma academia ou algo similar. Como esta questão é de interesse geral, resovi postar neste blog.

Cara amiga,
Claro que indico a Biodança! - Sem sombras de dúvidas - afinal quero vender meu peixe!

A atuação da Biodança é diferente da maioria dos outros trabalhos corporais. Apesar de requerer menos esforço, suar menos e ser divertida, ela tem efeito vitalizante, proporciona saúde e rejuvenesce. Como ela pode fazer estes "milagres"? - Têm estudos científicos e pesquisas, inclusive fiz minha monografia á respeito deste assunto. Simplificando, acontece o seguinte:

Quando você faz academia ou corre na praia, você trabalha determinados grupos musculares, mas não envolve todo o seu ser. O mental, emocional e espiritual não fazem parte, não são considerados ou "ouvidos". Assim muitas vezes, o exercício físico "briga" com as demais partes e por isso requer mais esforço, quando não chega a ser uma auto-agressão. Já na Biodança, através de músicas orgânicas e exercícios coerentes você entra em estado de
vivência, onde pensar, sentir e agir trabalham juntos, onde ocorre uma integração em todos os níveis do seu ser: tanto no corpo físico (até no nível celular), como também nos diversos corpos energéticos (mental, emocional, espiritual). O seu ser entra paulatinamente em harmonia, a briga interna diminui e com isso reduz o estresse. Dá para entender?

Assim, mesmo você fazendo semanalmente apenas uma hora de Biodança, isto repercute em toda a sua vida, inclusive regula sono e apetite. Usando uma terminologia mais científica: a Biodança atua no nosso humor endógeno - e este é responsável não apenas pela nossa condição física, mas também gera um estado de paz interna, de estar de bem com a vida. Em outras palavras: Menos estresse e muito mais tesão - você quer mais?

Um comentário:

  1. Gostei muito do post. Eu estou fazendo um trabalho sobre biodança e, pelo que vi vc entende do assunto... Queria saber se vc poderia responder algumas perguntas sobre o assunto.

    ResponderExcluir