segunda-feira, 2 de maio de 2011

Três notícias

Primeira notícia

Bin Laden morreu. Obama e os chefes de estado das principais nações da Europa comemoram abertamente este sucesso. Fiquei pensativo. O que há de fato para comemorar? – O que os Americanos apreenderam com o golpe sofrido em 11/09? – Gerou alguma auto-reflexão de porque estavam sendo odiados por uma boa parte do planeta? – Aparentemente não. Deu o pretexto para iniciar uma guerra santa contra o terrorismo. Jesus não falou que é mais fácil enxergar o cisco no olho do próximo que a trave em nos mesmos? Na psicologia este mecanismo é chamado de “projeção”. Aplicado a 11/09, os Americanos projetaram a própria agressividade, o próprio mal, o próprio terrorismo em Bin Laden e a Al Kaida. “Olho por olho, dente por dente” em pleno século 21 – e ainda comemorando!?!


Segunda notícia

Foi resgatada a caixa preta do vôo 447 da Air France. Não foi fácil. Foram muitos meses de busca em quatro etapas. O investimento foi alto. Mergulhos profundos – isto não lembra do processo psicanalítico? – Que por sinal também é longo e caro? – O sucesso deste empreendimento merece de fato ser comemorado. Encontrar as caixas pretas permite entender o que de fato ocorreu, aprender e corrigir, não repetir os mesmos erros. Foi a busca da verdade. E ainda um detalhe curioso: as caixas pretas são retiradas do mar - símbolo do inconsciente.


Terceira notícia

Esta é uma notícia local: Hoje inicia um novo grupo de Biodança. Biodança é uma das melhores formas para trazer paz para a humanidade. Exagero? – Nenhum. Enquanto não nos vinculamos com nos mesmos, com os outros e com o universo a partir do coração, não vamos construir um mundo melhor. Venha dançar a Dança da Vida – venha para a Biodança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário